19 April 2007

O que você sentiria falta...

Eu ainda não me sinto “em casa” em Tóquio, mas, a cada dia, me acostumo mais com a vida aqui. Claro que se falasse/entendesse japonês, minha qualidade de vida seria outra, mas, de qualquer forma, não tenho muito do que reclamar. Mas, tirando os amigos, eu sentiria falta de pouca coisa caso fosse embora hoje do país.

E com esse assunto em mente, perguntei a algumas pessoas que trabalham comigo: Se você fosse embora do Japão hoje do que sentiria mais falta - não valem pessoas. As respostas, abaixo:

Sílvia: Segurança. Nada como abrir a carteira sem nenhuma preocupação na hora da compra.

Vítor: Das lojas de conveniência japonesas. No Brasil, às vezes, você esta com uma emergência para comprar uma tranqueirazinha e não tem onde comprar.

Fernando: Acho que sentiria falta da facilidade em encontrar empregos. Aqui se eu ficar desempregado, pego o shinkansen (trem-bala) e pulo de volta pra fábrica em questão de segundos. Outra coisa que sentiria falta é da facilidade em comprar as coisas, aqui no Japão você consegue comprar tudo com o salário que, no Brasil você tem que juntar por bastante tempo.

Militino: Trem e jindohanbai (máquinas de venda automática que tem em cada esquina, com refrigerante, cigarros, cervejas, chás, cafés etc)

Caruso: Várias bebidas e comidas... Sem ser isso, a segurança.

Erin: Lojas de 100 ienes.

Karina: De não precisar de carro e de não ter medo de ser assaltada.

1 comment:

Anonymous said...

Legal ver as respostas da galera tbm!