11 September 2006

Terça, 05 de setembro

Hoje eu voltei no lugar legal com gente bacana. Lembram? Pois bem, o lugar chama-se International Press e eles publicam um jornal direcionado para a comunidade brasileira. Será minha nova casa a partir de segunda-feira. Consegui um contrário temporário de três meses que me deixou bem feliz. Estava com saudades de trabalhar em jornal e ainda mais poder falar minha língua o dia todo. Espero que, assim, meu português melhore porque estava ficando meio ruinzinho. Enfim, vou agarrar essa oportunidade com unhas e dentes porque me parece, realmente, uma excelente oportunidade – profissional e pessoal também.

Me perdi no caminho do jornal, pode? Como eu disse lá, às vezes eu dou crédito demais à minha memória (vaga lembrança, como diria meu pai). É vi no mapa Oitachi e achei que era minha estação, mas, na verdade, eu deveria descer em Omori. Parecidinho... não foi tão ruim porque eu errei por apenas uma estação, mas tive que pagar mais caro para pegar o próximo trem porque eu tinha deixado a estação. Coisas da vida!!! Ah! Na estação, eu deixei cair uma moeda de 5 yen e um japonês correu desesperado para me alcançar e me entregar o dinheiro. O valor é equivalente a US$0.05. Mas, não é pelo dinheiro, é pelo princípio e eu achei a atitude dele muito bacana. Agradeci em japonês.

Falando em japonês, eu, até agora, consigo dizer obrigada, com licença e por favor. E eu entendo quando as pessoas me falam os valores das coisas – como hoje eu fui deixar o terno de Paul na lavanderia e a única comunicação estabelecida foi o valor que deveria pagar. Acho que fica pronto amanhã, mas não tenho certeza. No papel tem a data que eu deixei o terno lá, mas não tem a data de ir pegar.

Sábado teve festival brasileiro aqui em Tóquio, mas eu não pude ir porque estávamos organizando a mudança. A Vânia foi e disse que foi fantástico. Foi uma espécie de celebração por conta do Dia da Independência. Deve ter de novo ano que vem, tomara! A Vânia disse, inclusive, que foi o melhor festival brasileiro que ela já foi aqui e ela está morando em Tóquio há quase três anos.

Amanhã tenho aula de japonês à tarde e à noite. Vou ter que procurar um curso com aulas à noite ou, então, aos sábados. Não quero parar de estudar porque sem falar a língua deles tudo aqui fica mais difícil para nós.

No comments: