11 September 2006

Quarta, 06 de setembro

O dia tem 24 horas? Aqui no Japão tem um pouco mais. Descobri isso ao ver o cartaz com o horário de funcionamento da minha locadora. Abre às 10:00 e fecha às 28:00. Eu fiquei meio com cara de zé mané até cair a ficha e perceber que se tratava, de fato, de 4h da manhã. Só fiquei me perguntando até que horas vai... termina nas 28:00 ou vai até depois disso? Pretendo achar alguém em breve para me responder essa pergunta.

Hoje foi minha última aulinha grátis de japonês. O curso continua, mas por conta do meu novo trabalho não vou poder frequentar às aulas, que acontecem à tarde. Pedi informações na escola sobre aula particular, tendo em vista que eles não têm turmas à noite. Deixei meus dados com a secretária e ela vai tentar encontrar um professor para mim. Eu selecionei um professor recém-formado – pelo preço e também porque estava tendo aulas com estudantes e alguns deles são muito bons. Portanto, não estou disposta ($$) a pagar pela experiência de ninguém agora. Eles ficaram de entrar em contato comigo assim que conseguirem um professor para mim. Enquanto isso, vou tendo aulas na empresa do Paul. Hoje eu não fui porque fui encontrar a Vânia depois da aula.

A Vânia veio até a estação da área onde moro, mas não chegou a vir aqui em casa. Ela disse que vai esperar até eu ter organizado tudo direitinho. Compreensivo, ainda mais considerando que a gente não teria onde sentar (além do chão). Eu nem insisti porque está meio desconfortável mesmo. Então, fomos num café, onde tomei um suco de acerola delicioso. Em seguida, fomos pegar o terno do Paul na lavanderia, passamos no supermercado e na loja de 100 yen. Para finalizar, fomos bater papo na McDonald´s, onde eu aprensentei a Vânia o milkshake de acerola. A Vânia disse que não sabe como eu descubro essas coisas sem falar ou ler o japonês – ela fala e entende muito bem. E, para finalizar, fomos pegar um filme na locadora para eu assistir amanhã enquanto espero os móveis chegarem. Outra coisa que ela ficou abismada por eu ter conseguido: a carteira de sócia da locadora.

Como disse a vocês, a estação de trem separa dois mundos bem diferentes. A Vânia conhece bem o outro lado (que não é o lado em que moramos). Ela me revelou que daqui para a casa dela a pé é coisa de meia hora. Vou experimentar na sexta-feira ou então amanhã se acordar cedo – acho que os móveis só chegam depois das 9h. Também me disse que estou bem pertinho da Torre de Tóquio e de um parque legal. E, ainda, perto da clínica onde os médicos falam inglês – sempre bom saber.

Paul está no mundo. Foi beber com o povo do trabalho. Amanhã ele vem cedo para casa para montar os móveis. Acredito que amanhã à noite já vou escrever meus posts da minha mesinha no quadrado que chamo de escritório. Melhor impossível!

No comments: