16 November 2005

TV..

Ontem à noite assisti a um programa na televisão muito engraçado. Não era comédia e, acredito, é mais um tentativa de resolver um GRANDE problema aqui na NZ: guerra entre vizinhos. Eu tinha visto o mesmo programa na semana passada, mas, naquele momento, não tinha uma opinião formada sobre a atração.

Os problemas foram semelhantes nos dois programas: barulho. Também agressão verbal - um dos vizinhos também mostrou revistas "pornográficas" para a vizinha. Um samba do crioulo doido. No primeiro eu fiquei confusa que estava com a razão. Nos dois casos apresentados, as "vítimas" tinham vídeos e fotos que provavam o abuso. Só que os vizinhos também tinham queixas contra eles. Ontem, para mim, ficou mais na cara que a mulher que estava reclamando tinha, na verdade, super sensibilidade a barulho porque os outros vizinhos não reclamavam de nada e ela até usava fones de proteção dentro de casa. Ela acabou fazendo que nós esperávamos, está procurando outro lugar para morar.


A produção do programa não é das mais bem elaboradas, mas cumpre sua função. Todas as partes são ouvidas, bem como autoridades. Ontem a produção até disponibilizou um equipamento que custa entre $15 mil e $20 mil para medir o barulho produzido por um dos vizinhos. Mas, os casos ficam sem conclusão. A idéia deve ser só mesmo mostrar que a guerra existe, que você (se for o caso) não está sozinho quando o assunto é um vizinho que incomoda.

Outro programa de TV que tenho assistido nas últimas semanas é sobre a polícia de fronteira da Austrália. Eles mostram caso de pessoas pescando ilegalmente na costa, imigrantes ilegais, gente que vem com droga no corpo ou na bagagem. Cada caso de admirar mesmo. No último que vi, alguém mandou duas latas de sopa cheias de cocaína no meio de outras encomendas singelas, como livros e CDs. O lacre das embalagens era perfeito. Mas, o raio-x contactou que tinha algo estranho no pacote. O funcionário identificou que era uma lata de sopa, mas achou que o peso indicado na embalagem era diferente do que ele estava "sentindo". A balança comprovou que ele estava certo. Eles reempacotaram tudo e seman que vem vão mostrar a encomenda sendo entregue ao destinário, que vai ser preso.

As produções locais aqui tem mais esse aspecto de mostrar problemas do dia-a-dia. Não temos programas de auditório e nem muitos talk-shows. Tem alguns programas tipo Globo Repórter e uma revista eletrônica no domingo, como o Fantástico. No mais, é muita coisa que vem dos EUA (séries de TV, principalmente) e da Inglaterra. Pouca coisa da Austrália também.

No comments: