12 October 2005

Depois é a gente que gosta de feriado!

Que no Brasil tem muito feriado isso não se pode negar, mas não é uma particularidade nossa gostar de feriados ou tentar fazer com que alguns aconteçam. Aqui na Nova Zelândia, por exemplo, é feriado dia 25 de Dezembro e dia 02 de Janeiro. Sem contar na segunda-feira de Páscoa. Alguém já tinha ouvido falar em segunda-feira de Páscoa?!? Pois é, aqui tem. Sim, os aniversário das cidades são comemorados nas datas ou na segunda-feira mais próxima, se o mesmo cair no final de semana. O mesmo acontece com o dia do trabalho, que será celebrado com feriado no próximo dia 26.

Mas, esse ano, porque Natal e Ano Novo caem no final de semana, os neozelandeses também vão ter como feriado os dias 27 de dezembro e 03 de janeiro. Que esse período é meio morto, é inegável. Mas, ainda me impressiona o fato de que muitas empresas fecham por 15 dias (até mais) nesse período. Eu mesmo sou uma das beneficiadas. Devo sair de “férias de Natal” dia 24/12 (sábado) e só volto ao trabalho dia 09 de janeiro. Por conta dos feriados, só vou ter descontados seis dias das minhas férias. Meu chefe disse que eu poderia escolher break com ou sem pagamento. Escolhi “com” porque daqui para minhas férias (depois de junho) muita água passa debaixo da ponte. Paul vai ter a mesma folga também. Como muita gente.

Mas, com exceção desses que já citei, os outros feriados são apenas: Anzac Day (que homenageia todos os ex-combatentes de guerras da NZ e da Austrália); Aniversário da Rainha (junho); Waitangi Day em fevereiro (documento assinado pelos maoris e os “brancos”) e Aniversário de Auckland em janeiro. Não são muitos, é verdade. Mas, alguns são meio um pouco complicado de se entender. J

************************************************************************************

Nova expressão para meu vocabulário em inglês:

“Your paper is the best thing since sliced bread” - meu chefe usou hoje durante uma reunião.

Realmente, concordo, pão fatiado foi uma grande invenção para os neozelandeses, que adoram uma torrada no café da manhã. J Eles não têm o hábito de comer pão francês quentinho saído do forno como nós. Em nossa casa, por exemplo, compramos o pão fatiado (famoso pão de caixa) e colocamos no congelador. Pegamos, em média, duas fatias de manhã e colocamos na torradeira. O pão pula torradinho. A nossa torradeira tem capacidade para duas fatias por vez, mas já vi alguns modelos com capacidade para até 6 ou 8 fatias. Falando em pão que pula, outro dia vi um cartaz do Garfield com a seguinte frase: “Se as pessoas tivessem sido feitas para pular da cama de manhã, dormiriam em torradeiras”. Good Garfield!

************************************************************************************
Antes de ir um homenagem mais do que merecida para minha amiga Stella (Lestal), que faz aniversário hoje (dia 12). Se hoje já não fosse feriado no Brasil (Dia de Nossa Senhora Aparecida), deveria ser instituído. Acho que toda a humanidade (incluindo os gatos, que também são gente para nós, né Stella?!?) ganhou de presente essa criatura incrível. Por isso, seria um feriado justo. Temos que celebrar!!! Gente como Stella é coisa rara! Vampirinha, um beijo.

1 comment:

stella said...

mulher, desse jeito eu vou até aí só para te dar um abraço. elogia mais, prá tu ver. :P