08 June 2008

Estação de chuvas

Diálogo com uma amiga do trabalho que é japonesa:

- Fuyuko, já estamos na estação das chuvas?
- Não sei.
- Como não? Está chovendo há dias sem trégua...
- Mas, o governo não anunciou ainda.
- E é o governo quem decide as estações do ano?
- Não, mas ele diz se começou a estação das chuvas ou não.

Fiz minha melhor cara de interrogação e confesso que não estava entendo nada. Afinal, pensei que era mais ou menos assim: de tanto a tanto é a estação das chuvas, assim como é o inverno, verão, primavera ou inverno.

Comentei com Paul quando cheguei em casa e ele disse que também ficou surpreso ao saber que o governo japonês informa a população quando começa a estação de chuvas. É que tem um critério técnico: para se caracterizar o início da estação, é preciso que chova sem parar durante quatro dias. Esclarecido?

10 comments:

Caruso said...

Nada estranho para um governo que divulga a semana em que as flores de cerejeiras irao estar abertas nas diversas localidades do pais...rs

Anonymous said...

Oi Gisele,
bem diferente do nosso(Governo) que não sabe de nada do que está acontecendo ao seu redor, imagine na natureza.

Beijos saudosos.
Elias Terto

Anonymous said...

Ficou parecendo uma piada né, mas eu sei que não é kkkk
gostei do teu blog

Karina Almeida said...

hihihi...

agora entendi :P

Florzinha said...

Que doideira! Eu achava que é junho e ponto!

Mas pensando bem... faz mais de uma semana que não chove! Será que daqui pra frente vai ser assim: não neva mais no inverno, não chove mais na estação das chuvas?

Kats said...

Nossa! Rs* total diferente do Brasil. E minha mãe desenbarcou em Narita hoje. Será que ela irá se adaptar?

Bjus!

Hidemi said...

eeee achei mais blog legal sobre japao.
e atualizado, o que eh raridade...

fiz um blog sobre minha visao dekasegui rs
http://hidemi-dekasegui.blogspot.com/
espero uma visita
bjos

Hidemi said...

Haaaaa descobri porque simpatizei com seu blog. E nao eh que eu leio sempre sua coluna na alternativa???
Eh minha coluna preferida!!! Mas soh descobri agora, lendo um pouquinho mais lah embaixo...
Certamente voce nao vai se lembrar, mas enviei um email pra vc pra concorrer ao livro Diario de um Magro. Mas nao dei sorte, rs
bjos

Gisele Scantlebury said...

Caruso, com certeza. Mas a precisão me impressiona. Talvez seja o único lugar onde morei, até agora, que o serviço de previsão meteorológica realmente funciona.

Paizão, pois é.. mas, lembre, aqui também tem corrupção!

Karina, que bom saber que ajudei você a entender o processo (risos!)

Florzinha, em Tóquio para de chover uns dias, mas a chuvarada volta novamente....

Kats, boa sorte para sua mãe e, se precisar de algo, é só chamar!

Hidemi, lembro de você sim. Pena que você não ganhou o livro, mas continue participando dos sorteios e não deixe de ler a coluna. =)

Então said...

Adorei...delicia a forma que vc escreve...Parabéns...Abraços do Brasil