04 May 2008

Salve simpatia!

Paul diz que eu acho os japoneses bonitinhos (especialmente as crianças) porque eu não entendo o que eles falam. Pode até ser, mas não imagino a cena que vivi ontem em outro lugar do mundo:

Estávamos voltando para casa e vi uma mãe descendo as escadas da estação carregando nos braços uma sacola pesada, a bolsa e o filho, que devia ter uns 2 ou 3 anos de idade. Prontamente, pedi licença e me ofereci para carregar a sacola. A cara dela foi de "não acredito!", mas não hesitou em me passar a sacola.

Quando chegamos ao final da escada (que não era rolante), eu dei a sacola para ela e me despedi. Dessa estação para minha casa são uns 10 minutos andando, estávamos no meio do caminho quando ouvi uma pessoa na bicicleta pedir licença. Nos movemos para um dos lados da calçada para que ela passasse. Só que ela não queria passar, era a mãe que ajudei na estação. Ela queria apenas me dar um pacotinho de chocolate que tinha comprado no passeio com o filho. Eu disse que não precisa, mas ela insistiu: oishiii! (gostoso, em japonês). Achei que seria super indelicado de minha parte não aceitar.

Atravessamos a rua e quando me virei, ela tinha desaparecido. Paul acha que ela nos seguiu só para agradecer novamente e entregar os chocolates. Me digam: é ou não coisa de outro mundo? Por essas e outras, eu acho SIM os japoneses bonitinhos!

PS: A foto que ilustra esse post foi tirada com meu antigo celular, por isso a qualidade não é nenhuma Brastemp, mas eu gosto dela assim mesmo! =)

8 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Sao super lindinhos esse japoneses viu. Olha so mulher cade vc me manda um email to morrreeeeennnnddddooo de saudades ate sonhei c, vc semana passada bjs da Veronica & Tate o seu sobrinho da enorme estamos indo ao Brasil nesse dia 20 de Maio Gigi nao volto para o Rio a 10 anos vou ter uma coisa qndo chegar la hahahaha... bjs da V de novo

Anonymous said...

"Coisa" de outro mundo, quem derá que essas gentilezas ( a da Gisele e a da mãe) ocorresse neste Brasil.

Aqui em sampa, dar a sacola a um desconhecido ficará sem, andar de bike então nem pensar...

Parabéns pelo lindo Blog!

Anonymous said...

Sem palavras... ah sim! nao vou dizer que os japoneses sao bonitinhos!!hehehe

Anonymous said...

Ao invés de ficarmos lamentando, temos que começar a fazer gentilezas também.Cada um fazendo um pouquinho, QUEM SABE AS COISAS NÃO MUDAM. Gentileza produz gentileza como violência gera violência.
Um beijo enorme.

Rosarinho said...

Infelizmente ja me ocorreram historias muito contraditorias, de japoneses não tão bonitinhos, que me fecham a porta do elevador na cara, ou que não repondem aos meus "Konnichiwa".

Mas temos de pensar que historias como essa e outras, so mm aqui, nesta ilha.

Quando vim ao japão pela primeira vez, pedi uma informação a uma senhora taxista, ela não sabia e decidiu ligar de seu celular para um colega. Depois de saber me indicou o caminho que ficava uns 15 minutos a pé. Ao fim de caminhar 2 minutos ela aparece de carro e implorando que eu aceitase a sua boleia.
Como fazia um calor horroroso aceitei, e no final ela recusou-se a aceitar o dinheiro.

Bonitinha, não??

Anonymous said...

A gentileza nipônica é incrível! é lógico que existem casos em que a indelicadeza é absurda, mas qual saco de laranja em que todas estão impecáveis?
Quando morei no Japão, uma casa vizinha ao prédio em que morava iria ser demolida e, antes que tal acontecesse, o proprietário entregou um kit de toalhinha e sabonete (os famosos "setos") em cada apartamento (e era um monte de apês), já se desculpando pelo incômodo da obra que iria iniciar.
São tantos comportamentos curiosos... Via parte dessas práticas na minha família, achava que era algo particular, não imaginava encontrar numa sociedade inteira.
Bjs!

Joca said...

Pelo que eu sei do Japão, os japoneses se ajudam, eles nao tem o costume de sacanear e enganar uns aos outros, como acontece aqui no Brasil (aqui a gente está sempre com o pé atras).