14 April 2008

Coisas do Japão...

Tem cenas do cotidiano aqui no Japão que não consigo visualizar em outros lugares. Hoje estávamos no trem e à nossa frente estava um casal com dois filhos. O menor devia ter pouco mais de um ano de idade e, claro, queria ficar de pé no banco e olhar pela janela do trem. O pai não teve dúvida ao garantir a realização do desejo do filho, mas, antes, tirou os sapatos do menino.

Não foi a primeira vez que vi pais tirarem os sapatos dos filhos antes dos mesmos ficarem em pé no banco ou, ainda, deitarem para uma soneca. Mas, honestamente, fiquei imaginando se em outros lugares as pessoas teriam o mesmo cuidado. Afinal, dá um certo trabalho tirar os sapatos, colocá-los bem posicionados um pouco abaixo do banco e, antes de descer, ter que calçá-los na criança.

Eu não sou fã incodincional do Japão ou dos japoneses como outros estrangeiros que conheço e tem muita coisa que acontece aqui que não concordo e só aceito porque compreendo que existe a tal diferença cultural. Mas, confesso que admiro muito o cuidado desse povo no que diz respeito ao bem coletivo.

O respeito pelo outro aqui é grande. Basta lembrar que as pessoas usam máscaras quando estão doentes para não contaminar os outros (como já citei em outro post).

Nessas horas fico pensando que se cada um fizesse sua parte, o mundo seria um lugar bem melhor para se viver...

5 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Concordo com vc e sempre fico admirando esses pais que tiram os sapatinhos nos minijapspions para eles olharem a janela ou dormirem...eh isso mesmo que vc descreveu muito bem!

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Pequenos gestos como esses que tornam a sociedade melhor para todos. Vejam os exemplos dos brasileiros: jogam lixos-garrafas pet, papéis, colchão, etc- e o que acontece?, temos uma epidemia de Dengue.

Anonymous said...

Oi Gisele, tiram os sapatos somente das crianças ou os adultos costumam fazer isso também?
Aqui no Brasil(de uma maneira geral) se tirarmos os sapatos das nossas crianças, ADEUS SAPATOS!!!!Por aqui carregam até as crianças.
Receí as cópias dos seus comentários a respeito dos livros. Como diria a Manuela: "estão ótimos".
Adorei de verdade. Mesmo com toda a correria da mudança lí todos. Vou repassar para algumas pessoas que admiram você e que, quando souberam, já me pediram.