23 March 2008

Páscoa? Semana Santa?

Quem não frequenta os supermercados internacionais ou as poucas lojas de produtos brasileiros aqui em Tóquio pode nem lembrar que hoje é Domingo de Páscoa. Lembrei por três motivos:

1) Meu pai me mandou um email com a programação dele e do meu irmão para a Semana Santa. Eu respondi o email perguntando quando era porque não está nem marcado no calendário que temos aqui em casa e eu não fazia idéia de quando era (também estava com preguiça de procurar na internet);

2) Paul me perguntou se eu queria ganhar ovo de Páscoa esse ano (claro que sim, oras!);

3) Li um matéria sobre como os brasileiros celebram a Páscoa no Japão.

Bem lembrada da data, portanto, fui hoje ao supermercado internacional e comprei três ovos da Garoto (mais brasileira impossível!): dois para dar de presente a duas pessoas bem queridas lá da escola e um para mim (presente do Paul). Também comprei um saco com ovinhos pequenos para distribuir com os demais professores. Paul optou por chocolates em barra da Nova Zelândia. Cada qual com seu cada qual, não é?

É engraçado pensar que aqui nem se fala no assunto, mas precisamos lembrar que no Japão a porcetagem de cristãos é muito baixa - a maioria dos japoneses é budista ou xintoísta. Aliás, umas das vendedoras do supermercado me perguntou porque eu estava comprando aqueles chocolates. Aí, expliquei para ela que hoje é Domingo de Páscoa, uma data importante no calendário cristão, e que tem entre suas tradições a de distribuir ovos de chocolates. Ela sorriu e agradeceu pela explicação.

Imagino que outros japoneses também não façam idéia do que seja Páscoa ou Semana Santa. E sendo bem honesta, acho que muitos brasileiros também não.

3 comments:

Anonymous said...

oiii

Ah, foi Páscoa no domingo, nem lembrei também, vê se pode...
então FELIZ PÁSCOA atrasado...
sorry

beijos

Marguinha

Anonymous said...

Oi Gisele,

Hoje, 07 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do(a) Jornalista.
Tentei falar com você pelo telefone mas você não atendeu.

Parabéns por ter escolhido uma profissão tão bonita e que você desempenha tão bem.

Beijos,

Elias

Anonymous said...

Engraçado, outro dia questionei o por que das pessoas comerem apenas peixe na sexta-feira da paixão e quase ninguém soube exatamente. É a famosa crença tradicional, ou apenas pela diversão do feriado!