25 December 2007

É Natal!!!

Hoje completa uma semana que me dei meu presente de Natal: a cirurgia a laser para correção da miopia. Há tempos sonhava com isso.

O processo é mais ou menos como esse da foto ao lado. Não dói e é super rápido, mas não é a coisa mais confortável do mundo. É como um exame preventivo - só que nos olhos (desculpem, mas não consegui uma analogia melhor!).

Os momentos pós-cirurgia são mais dolorosos do que o processo em si. A dor não é nos olhos em si, mas nas pálpebras - por conta do instrumento que eles usam para manter nossos olhos abertos durante a cirurgia. Mas, nada que um analgésico não resolvesse e não é a pior dor do mundo.

Não tive nenhum receio em fazer a cirurgia aqui no Japão. Afinal, aqui é o país da tecnologia e o processo é muito mais mecânico do que humano, portanto, deixa poucas margens para erros. Sem contar que achei a clínica (Lasik Shinagawa) super professional. Li alguns depoimentos de estrangeiros que fizeram cirurgia com eles e recomendo também.

Foram quatro horas de exames pré-cirurgia e muita conversa sobre pós e contras. Já saí de lá com a cirurgia marcada para o dia seguinte. A operação foi super rápida. Só demorei um pouco para ir para sala de cirurgia porque tive que esperar uma enfermeira que falasse inglês. No mais, tudo tranquilo.

O processo em si dura menos de 10 minutos, é incrível! Me senti como numa fábrica. Sala 1: corte da córnea. Sala 2: aplicação do laser e coloção do pedaço cortado no lugar (sem pontos ou cola - deve cicatrizar por si mesmo). Depois, fui para sala de repouso, recebi explicações sobre os colírios que deveria usar e marquei nova consulta para o dia seguinte. Já saí de lá vendo tudo, apenas uma pequena névoa me impedia de dizer que tinha uma visão 100%.

Hoje tenho nova consulta com o médico. Eles devem me liberar para a voltar à rotina, incluindo academia e todas as outras atividades físicas das quais estou impedida. Acredito que vou poder ir trabalhar sem problemas na semana que vem, afinal esse era o objetivo de fazer a cirurgia agora. Minha visão está excelente e nem acredito que não preciso mais usar óculos ou lentes de contato!

4 comments:

kurati said...

Puxa vida,que legal.Tb sonho em fazer essa cirurgia,mas achava que aqui no Japão ia ser maio desconfortável.A pergunta que não quer calar é:
-quanto custou a brincadeira?e o seguro cobre?
Boas festas!

Gisele Scantlebury said...

Oi Kurati, não é nada desconfortável fazer a cirurgia aqui. A cirurgia custou 178 mil ienes e cobre todas as consultas, exames e medicamentos. Não há cobrança extra por nada. O seguro não cobre porque esse tipo de cirurgia ainda é considerada cirurgia estética e não essencial para vida ou saúde de alguém. Espero que isso mude logo! Abraços e feliz 2008 para você. =)

Escrevendo pra esquecer said...

Olá, achei seu blog pela matéria do G1, gostaria de saber como foi a cirurgia, também tenho miopia..
Como estas hoje? Vocês saiu do consultório com o(s) olho(tapado)? como foi enchergar no primeiro momento? Você tinha miopia simples ou ceratocome? Trabalha como jornalista ai no Japão? Como foi sair do Brasil assim? Como são as pessoas, no quesito fazer amizades ai? Tantas perguntas.. hehe.. bom, abraço.

Gisele Scantlebury said...

Tônio, a cirurgia foi ótima. Atualmente, minha visão está 100% e quase não lembro do tempo em que dependia de óculos e lentes. Saí do consultório sem tampão, apenas usando os óculos de proteção que eles me deram - e que usei toda vez que saí de casa na primeira semana. Eu tinha miopia simples. No momento, minha ocupação principal é ser professora em uma escola internacional, mas mantenho meu pézinho no jornalismo também. Um abraço para você. =)