13 September 2007

Hiroshima - Parte II

No Museu Comemorativo da Paz de Hiroshima é possível encontrar muitas fotos, matérias de jornais, vídeos e todo um acervo relacionado ao dia em que a cidade foi devastada pela bomba atômica - a primeira lançada no mundo.

Uma das imagens que para mim vale mais do que mil palavras (é clichê, eu sei!) é a desse relógio ao lado, que está exposto no museu. O relógio parou de funcionar e registrou o momento exato em que a bomba atingiu a cidade: 8h15, do dia 6 de agosto de 1945.

Acredito que essa imagem ficou registrada na minha cabeça porque é forte o suficiente mesmo sem mostrar sangue, sofrimento, dor e toda barbaridade que foi o ataque. Imagino que para as pessoas que moravam na cidade naquela época o tempo deve ter mesmo parado por alguns minutos, horas e dias talvez, até que elas pudessem compreender o que tinha acontecido a elas.

************
Falando um pouco mais do museu, eu o achei super interessante. Os japoneses não escondem que naquela época tinham muitos escravos chineses e coreanos - contam a história como aconteceu, sem, aparentemente, esconder que naquele período o país estava querendo conquistar boa parte da Ásia a todo custo. Também porque não apela tanto para fotos e imagens das vítimas (o que seria por demais depressivo e poderia afastar o interesse de muitas pessoas em visitar a cidade).

É possível encontrar duas maquetes que reproduzem a cidade na época, antes e depois da bomba. E para os que gostam de ciência, uma completa explicação de como funciona uma bomba atômica. Ah! O museu tem panfletos em várias línguas, incluindo português. O material audiovisual também está disponível em português. O preço do ingresso também está ao alcance de todos: 50 ienes (menos de R$ 1).

Não há dúvida que você sai do museu pensando em tudo que aconteceu... mas eu gostei de sair dali reflexiva e não depressiva. Portanto, não tenham medo, a visita vale a pena e não vai fazer ninguém chorar. Ficar com vergonha da humanidade, sim.

1 comment:

Karina said...

Olá!
Estava eu procurando umas imagens de Sakura na net (google) e acabei encontrando seu blog (meio nada a ver né, mas tudo bem).
Gostei mto dos seus post,adoro cultura japonesa e admiro o fato dela ser tão enraizada na vida da população.
Desculpe a invasão, mas deveras achei interessante.
Bjos