19 July 2007

Coisas da vida!

Vida de estrangeiro no Japão não é fácil. Tudo bem, vou refazer a frase. Vida de analfabeto no Japão não é fácil. Você leva entre 10 e 20 minutos para resolver um problema que um nativo ou alguém que domina a língua resolveria em dois minutinhos. O episódio mais recente nessa linha foi na academia.

Eu estou completamente viciada na academia que frequento (que fica ao lado do trabalho). Tenho ido praticamente todos os dias nas últimas duas semanas - um recorde para mim. Como eu tomo banho lá, troco de roupa etc e tal antes de ir para o trabalho, achei que seria melhor alugar um armário para não ter que carregar todo dia o tênis e mais todos os acessórios para o banho e pós-banho. A idéia parecia brilhante porque tiraria um peso das minhas costas, literalmente. Vale lembrar que o tênis que se usa na academia aqui não pode ser usado fora da academia. Como eles sabem? "Pelo aspecto do tênis dá para saber", orienta Paul.

Eu já sabia quanto era para alugar o armário porque eles têm avisos em inglês espalhados pela academia (que é uma rede americana, diga-se de passagem). O problema foi explicar a moça o que eu queria. Bem feito para mim que não aproveitei para fazer a solicitação quando um funcionário que fala inglês e é um doce comigo estava lá. Gente, eu tentei de um tudo. Até que, finalmente, quando eu já estava desistindo, chegou um usuário japonês que falava inglês e resolveu ajudar. O resto do processo (preencher o formulário, escolher o armário e pagar) não levou nem cinco minutos.

Apesar do drama, da suadeira e da dor de cabeça, confesso que saí de lá super realizada e com a sensação de dever cumprido. Porque, bem ou mal, eu consegui alugar o armário. Aliás, eu nunca saí de lugar nenhum aqui de mãos abanando. Os japoneses se esforçam para enteder o que você está querendo. Foi assim na locadora também onde muita gente que está aqui há mais tempo que eu não não acredita que eu consegui me inscrever sem ajuda de outra pessoa. Conselho aos que vêm: tenham paciência porque, no final, a comunicação acaba acontecendo.

No comments: