08 April 2007

Eleição

Hoje é dia de eleição aqui no Japão. Durante toda a semana carros de som passavam pelas ruas anunciando (eu acho) as propostas dos candidatos. Em vários pontos da cidade também estavam expostos esses painéis (foto) onde os candidatos podiam afixar seus cartazes. Uma ótima idéia que podia, sem dúvida, ser adotada no Brasil. Não fica a cidade toda emporcalhada. Depois, é só remover os painéis e pronto! Também não vi ninguém distribuindo santinhos. Sem dúvida, a campanha é mais limpa - nesse aspecto, pelo menos.

Uma última coisa: no Japão, diferente, da Nova Zelândia, os estrangeiros não têm direito a voto. Confesso que não sei se estrangeiro vota no Brasil. Vou investigar.... Se alguém souber, a informação é bem-vinda.

3 comments:

Anonymous said...

Oi Gisele,
por aqui a propaganda de candidatos já evoluiu também. Por exemplo está proíbido fotografias de candidatos em postes, muros, fachadas, paredes particulares ou públicos.
As fotografias de candidatos,pelo menos aqui em Teresina, são colocadas em cavaletes e expostas em vias públicas. São recolhidas todas as noites e recolocadas no dia seguinte. Melhorou bastante o emporcalhamento de fotos e cartazes de todos os políticos. As promessas dos "novos e antigos santos" são feitas em horários no rádio e na televisão todos os dias e em determinadas horas.Comícios com show de artistas famosos também está proibido. Camisetas, bonés também estão no rol das proibições.
Caso você se interesse por mais detalhes mandarei.
Beijos, Elias

Helô G.K. said...

Oi Gisele!!! Como está???
Achei seu blog no google. Fiquei muito feliz, pois você retrata muito bem o país. Estou indo para o Japão, a trabalho, dia 23. É a primeira vez. Estou ansiosa para conhecer o Japão. Estou adorando sua página!!! Parabéns!! beijos!!!

Gisele Scantlebury said...

Paizao, bom saber que as coisas estao moralizando um pouco... So nao pode moralizar demais porque, do contrario, as campanhas politicas vao perder a graca, ne? :p

Heloisa, seja bem-vinda. Espero poder ajuda sempre!