19 February 2007

Santo Protetor dos Jornalistas

O Vitor me contou hoje o drama que foi cobrir ontem a Maratona de Tokyo - na chuva, temperatura de 5 graus e por aí vai. Fiquei com dó dele, mas achei o resultado muito bom para alguém que sofreu tanto para conseguir fazer a matéria. Então, eu disse que ele deveria acender uma vela para o santo protetor dos jornalistas e agradecer por ter conseguido cumprir a missão. Ai, olhei para ele com minha melhor cara de interrogação e perguntei: "quem é o santo protetor dos jornalistas?".

Pois bem, graças a Internet, hoje em dia não ficamos mais com essas pulgas tão importantes atrás da orelha. Nem vou precisar consultar a velha e boa Enciclopédia Barsa. Depois de 30 segundos, eu já tinha a resposta: São Francisco de Sales. Aí, começou uma nova pesquisa. Quem é o santo e como se tornou o protetor dos jornalistas. Encontrei essas respostas no site da Wikipédia.

Aí vai a história de São Francisco de Sales:

São Francisco de Sales (nasceu em Sabóia, na Itália, em 1567 - morreu em Lyon, França, em 1622), foi um santo católico do norte da Itália, era bispo de Genebra. Tem o título de doutor da igreja e também patrono dos escritores e dos jornalistas. Ele recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote apesar da oposição da família. Foi ordenado em 1593, tornando-se reitor em Genebra, Suíça. Tornou-se uma figura líder da "Contra-reforma" e ficou famoso pelos sua sabedoria e ensinamentos. Ele e Santa Joana de Chantal criaram a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Também fundou varias escolas e estabilizou a Igreja na região. Dois dos seus escritos "Introdução a Vida Devota" e o "Tratado do amor de Deus" são considerados clássicos espirituais. Em 1923 foi declarado patrono da imprensa católica. O seu dia é celebrado em 24 de janeiro.

5 comments:

Anonymous said...

para mim foi uma surpresa. EU nem sabia que existia esse santo!

Anonymous said...

Esse "cara" esta em falta comigo....vou te contar!
"Enciclopedia barsa" vc tirou do fundo do bau! Eu usava para fazer aquelas pesquisas, trabalho em grupo do colegio etc. Velhos tempos...

Anonymous said...

Vivendo e aprendendo! Risos
Beijos no coracao
Vanessa Berry

Gisele Scantlebury said...

Vitor, para mim tambem. Agora, ja sabemos para quem apelar! :p

CaGUso, a Enciclopedia Barsa era nossa companheira la em casa. A gente perguntava as coisas e minha mae dizia: "olha na Barsa!". Aprendemos muito com ela.

Vane, que bem ver voce comentando por aqui. Beijos mil!

Anonymous said...

é...realmente acredito nele, já que pra se estar na pele de jornalista... af! tem que aguentar cada uma, ele nos protege...