15 February 2007

Continuação...

Agora, tem coisa que podia melhorar.

Vamos aos pontos:

1) O fato de você estar na imigração deveria ser uma indicação de que os funcionário sabem lidar com estrangeiros, certo? Não necessariamente. A primeira funcionária que me atendeu me tratou com menosprezo quando eu disse que não falava japonês. Gostei nadinha! Mas, aprendi há muito tempo (ainda na NZ) que com funcionário de imigração não se discute. Aquela pessoinha é bem poderosa e sabe disso - ela pode tornar sua vida um inferno!;

2) Alguns funcionários da imigração não falam inglês. Até aí, novamente, tudo bem, ninguém é mesmo obrigado a falar uma segunda língua - mesmo que trabalhe na imigração. Mas, tinha um cara avisando no sistema de som a cada dois minutos algo em japonês que parecia ser muito importante. Com meu japonês rasteiro, eu entendia duas coisas: 12 horas e 1 hora. Pois bem, fui lá e pedi para traduzirem. Eles param para almoço por 1h. Ou seja, minha ficha era de número 370 e eles pararam ao meio-dia na senha de número 350. Tão perto e tão longe.... A sorte é que eles voltaram pontualmente às 13h;

3) Essa paradinha para almoço de 1h não acontece em todos os setores. Portanto, fica difícil você se programar se não souber se o setor que você vai tem intervalo ou não. Acho que podia ser uma coisa mais padronizada. A fila que fiquei na primeira vez, por exemplo, não tinha. Então, eu não estava prevendo essa espera...;

4) Essa é uma observação que vai para loja de conveniência que tem no prédio da imigração. Eles têm zilhões de publicações em japonês, mas nem um panfleto sequer em outra língua. Será que eles não venderiam para os estrangeiros que, desavisados, foram pegos de surpresa pela espera? Perto do prédio da imigração não tem nada. É uma área industrial... meio portuária. Portanto, acho que estão perdendo uma boa chance de incrementar as vendas.

É isso. Vou-me porque esse post já ficou gigantesco. :p

1 comment:

Anonymous said...

Gi linda, saudades muitos de voce...Parece que aumenta quando a pessoa ta longe e ai eu leio seus post e fico pensando que temos tantas coisas em comuns, inclusive o jeito de criticar e dar sugestoes pros outros! Risos...

Enfim, parabens pelo visto!

Sobre a Imigracao, o que eu penso e que em todo lugar tem problemas, nada vai ser perfeito! No Brasil tem coisas que nao gosto, aqui tambem e o Mark nao gosta de varias coisas na Inglaterra...Dai vai nossa habilidade em nos adaptar!
bjos e fica com Deus
** Ah, Bom Carnaval!!

Vanessa Berry