15 December 2006

Parabéns, amiga Sil!

Faz tempo que não uso o meu blog para prestar homenagens, mas a ocasião pede. Minha amiga Sil (Sílvia Bessa, repórter especial do Diario de Pernambuco, na foto com crianças do sertão nordestino) acaba de receber, no Rio de Janeiro, os prêmios Esso e Embratel de jornalismo por uma série fantástica de reportagens denominada Nordeste Conectado.

Para fazer a série, ela percorreu municípios nordestinos com os piores indicadores sócio-econômicos e, no caminho, foi encontrado crianças que até se prostituiam para conseguir dinheiro para acessar à internet. "Conseguimos mostrar uma realidade ainda desconhecida, que não aparece em estatísticas oficiais nem em estudos. A realidade de crianças que fazem a inclusão digital às próprias custas. Crianças que deixam de comer, roubam, mentem e até se prostituem para poder acessar a internet ou jogos nas lan houses", disse Sílvia Bessa no discurso de agradecimento.

Em matéria publicada no DP sobre o prêmio, Silvinha diz que "foi impossível não se emocionar com as histórias que encontramos, histórias de crianças que vivendo sob as maiores adversidades encontram nas lan houses* uma forma de fazer parte do mundo".

Eu conheço a amiga Sil desde o meu primeiro período da faculdade de jornalismo. Somos amigas, cúmplices, irmãs por adoção há 13 anos. Eu nunca duvidei do potencial dela porque sei o quanto é determinada. Mas, quem diria que aquela moça tímida que no primeiro ano da universidade trabalhava nas Edições Paulinas iria desbancar jornalistas do Brasil todo e levar para casa o Esso? Estou aqui pipocando de orgulho!!!! Amiga Sil, parabéns, mais uma vez. Pena que vocês não vão poder ler o especial dela porque o conteúdo do jornal na internet é restrito a assinantes.

* O que é uma Lan House?
Fisicamente, lan house é caracterizada por diversos computadores de última geração conectados em rede em um ambiente hi-tech, com ar-condicionado e poltronas confortáveis, onde vários jogadores se divertem com as últimas novidades do ramo de jogos, todos conectados em um único ambiente virtual. Esses jogadores disputam partidas, torneios, um contra o outro. (www.wikipedia.org)

5 comments:

Ewerthon Tobace said...

Minina!
O que esta acontecendo com vc???
Cade os milhoes de posts? Cade o outro blog?

Vamos tomar um cafe urgente!!!

No mais, parabens para sua amiga! Fiquei com vontade de ler as materias!
bjos

Gisele Scantlebury said...

Ewerthon, acho que nao vao ser muitos posts ate eu terminar o especial. Portanto, tenha paciencia! :p Pelo mesmo motivo, nosso cafe vai ter que esperar sim, mas vamos marcar ainda em 2006 sim! Beijos!

Anonymous said...

Gi, fiquei emocionada so de ler!!! Da vontade de chorar so de imaginar o que sua amiga viu...
Parabens por ela ter levantado esse assunto e, quem sabe, alguma autoridada nao tome uma providencia!?

Alias, que especial e esse que voce esta preparando? Fiquei curiosa tambem!? risoss
Vanessa Berry

Karina Almeida said...

voltei : )

nessa semana, vou dar um jeito de colocar a leitura em dia ta?

bjinhos e ateh amanha. no trabalho :P

Gisele Scantlebury said...

Vanessa, eu te mandei o especial da amiga Sil por email. Chegou direitinho? Eu tive que selecionar tudo da página e colocar no word. Deu trabalho, mas acho que valeu a pena. Quanto ao especial que estou fazendo, é sobre os estrangeiros (não-brasileiros) que vivem no Japaõ. Te mando uma cópia, pode deixar!

Karina, coloque sua leitura em dia. Suas opiniões são muito importantes para esse blog. :p