23 August 2006

São quase 2h da manhã e eu não consigo dormir. Aproveitei a insônia básica para fazer algo produtivo e estava estudando um pouco de japonês, aí lembrei que não escrevo aqui desde o domingo (48 horas é bastante tempo quando se tem um blog porque sempre se perde alguma coisa no meio do caminho).

Pois bem, ontem eu fui para Narita visitar a Cláudia. Narita fica a mais ou menos 1h e meia de trem. Cheguei lá um pouco depois das 10h da manhã e fiquei até umas 4.30 da tarde. Foi visita de "comadre" mesmo porque não tínhamos nada especial programado. Levei uns livros e uns CDs para Clau e voltei para casa com uns livros dela, entre eles um para aprender a gramática japonesa. Fizemos também um tour pelo supermercado para tirar algumas dúvidas que eu tinha. É que tem coisa que eu já compro pela cara, mas outras não faço noção e tem produtos básicos do dia-a-dia que eu estava sentindo falta, a maioria coisas de limpeza mesmo. Ela também me deu umas dicas para comprar produtos orgânicos. Amiga super do bem!

*****************
Ao que tudo indica nos mudaremos para o novo apt na primeira semana de setembro, então eu comecei a fazer pesquisa de preços de eletrodomésticos e móveis para o novo lar. Aqui no Japão, diferente da Nova Zelândia, produtos usados tem baixíssimo ou quase nenhum valor comercial. Então, tem coisas usadas com preço bom e tem gente que exagera no "valor sentimental", aí é melhor comprar novo mesmo. Liguei para a Margareth, que adora um shopping, e fomos bater perna hoje. Uma coisa que percebemos de cara que só vai dar para comprar usada: televisão. Nas lojas agora eles só tem com tela de plasma (é assim que se diz em português?) e o preço d de uma nova é para matar! Mas, como no Japão tem coisa interessante! Eles têm produtos para tudo que você possa imaginar e soluções para espaços de todos os tamanhos. Eita povo criativo! Dá vontade de comprar tudo porque, realmente, não é tão mais caro do que os usados que já vimos anunciados. Hoje, porém, era apenas window shopping, como diz Paul.

Com a Margot do meu lado, fui na loja de 100 Yen e voltei para casa com umas coisas bem legais, entre elas um adesivo que você coloca no ralo do banheiro (na parte do chuveiro) para evitar que cabelos caem e acabem entupindo o cano ou que você seja obrigada a tirá-los, o que eu tenho o maior nojo!!!! Então, você coloca o adesivo e remove após o banho. Vai diretinho para o lixo com os fios de cabelos caídos. Sem estresse. Também comprei um cestinho que você coloca dentro da pia para colocar restos de comida e também o saquinho próprio do cestinho. É que aqui não tem os trituradores de lixo dentro da pia como tinha na Nova Zelândia e eu (fresca toda mais uma vez) não gosto também de tirar resto de comida de dentro da pia. Voltei para casa toda satisfeita com minha farra consumista.

Melhor eu tentar ir dormir porque amanhã começam minhas aulas e não vou querer dormir em sala de aula logo no primeiro dia, não é? Pega mal!

**************
Alguns comentários soltos:

- Para um povo tão preocupado com o meio-ambiente e que faz reciclagem, o japonês bem que poderia produzir menos lixo. Tudo vem em saquinho, dentro de outro saquinho, dentro de outro saquinho. Embalagens e mas embalagens....
- Diferente de outros países, onde produtos eletrônicos são vendidos com manuais em várias línguas, aqui no Japão só tem em japonês mesmo. A desculpa deles é que é tudo produzido para o mercado interno, então, só precisa de manual na língua oficial do País...

No comments: