31 July 2006

Primeiro dia...

Chegamos ontem aqui em Tóquio, mas hoje pode ser considerado nosso primeiro dia oficial porque ontem viemos direto para o hotel e caímos duros na cama. O vôo foi longo e um pouco cansativo - apesar de termos pego dois vôos com acentos vazios do nosso lado.

Então, vamos a hoje:

Acordamos cedinho e fomos tomar café-da-manhã. De cara, o primeiro "choque" cultural: aqui se come de tudo no café-da-manhã. De tudo mesmo!!! Tinha arroz, carne com curry, macarrão, feijão, uma loucura! Tinha também o famoso "American Breakfast", com muito bacon, presunto e tudo mais. Eu fiquei no básico: torrada, ovos mexidos, suco de grapefruit e fruta, muita fruta. As frutas aqui tem gosto parecido com o do Brasil. Eba!!! Ah! Mas, tomei um pouco de misô (sopa). Eu adoro!

Depois, fomos tirar nossa carteira de identidade de estrangeiro, com ajuda de uma funcionária da empresa do Paul. Sem ela, acho que teria sido meio complicado porque os funcionários do dept. só falam japonês. Essa carteira é que nos permite abrir conta em banco, alugar apt e será nossa identidade daqui para frente. Fica pronta em 15 dias, mas eles dão um documento provando que você solicitou a carteira e isso já vai abrindo as portas.

Algumas experiências interessantes:

- Fui comprar água numa dessas máquinas que tem por todo canto aqui. Paguei 120 yens (cerca de $1.5 da NZ) por uma garrafinha de Acqua. Abri toda animada, mas não era água. Aliás, devia ser, mas uma dessas águas com sabor. Ainda bem que o Paul gostou e acabou bebendo. Moral da história: não é porque a bebida se chama Acqua que é, necessariamente, água. O fato da garrafinha ser igual a de água também não quer dizer nada;


- Nós "ainda" não falamos japonês e os japoneses que encontramos nas ruas hoje não falavam inglês. Mas, acreditem, a comunicação fluiu, digamos assim. Conseguimos um índice de sucesso de 85% nas informações solicitadas. Show de bola!!!!

- O metrô não é tão terrível de se entender como nos alertaram. Com paciência e tempo para decifrar, se chega a Roma. Mas, é fácil se perder mesmo. São muitas opções de linhas, destinos, preços e dezenas de códigos;

- Os japoneses fumam muito. Na maioria dos restaurantes tem área destinada aos fumantes e é permitido fumar em ambientes fechados, como nosso quarto de hotel (coisa bem diferente da NZ). Mas, não é todo lugar nas ruas que se pode fumar. É preciso procurar, às vezes andar um bocado, até achar o "fumódromo". A preocupação não é a fumaça ou os pulmões dos não-fumantes, mas as pontas de cigarro que poderiam entulhar a cidade. Então, quando você acha um fumódromo tem um monte de gente se aglomerando para aproveitar o espaço. O mais engraçado foi um dentro da estação do metrô que parecia uma "jaula" de vidro. Deveria ter feito a foto, mas Paul não teria gostado da idéia.

Tenho mais para contar, embora esteja por aqui a pouco mais de 24h, mas Paul está bem cansada e nosso quarto não é muito grande... Melhor deixar ele descansar em paz.

No comments: