15 August 2006

Já somos pessoas com identidade. Fui hoje de manhã pegar nossos alien cards, que é a carteira de identidade dos estrangeiros aqui no Japão. Solicitamos a carteira há 15 dias, mas demora um pouco para ficar pronta e eles nos deram um documento pedindo para voltar hoje. Eu fui, peguei a minha e a do Paul também. Logo em seguida, fui na prefeitura da área onde estamos morando agora para mudar o endereço na identidade. É que você solicita na área onde está morando e, na época, ainda estávamos no hotel. Se você não atuliza o endereço no prazo de 14 dias após a mudança, corre o risco de pagar multa. Após minha experiência na Nova Zelândia, sei que nada é melhor do que fazer tudo como manda o figurino ou by the book, como eles dizem em inglês.

Quando acharmos nosso apt definitivo, vou ter que mudar o endereço nas nossas carteiras de novo. Mas, tudo bem. O mais importante é que não preciso mais andar com meu passaporte para cima e para baixo. É que se a polícia nos parar temos que mostrar o alien card ou passaporte, para provar que não estamos no País ilegalmente.

A carteira vem com "instruções": deve-se atualizar endereço, informar mudança de nome, qualquer alteração no visto (tipo de visto ou data) e, também, esclarecendo que a carteira deve ser entregue na imigração no aeroporto caso deixemos o País "para sempre".

2 comments:

stella said...

ué, teu sobrenome não mudou...

Gisele Scantlebury said...

Como assim?? Ah, entendi! Mudou ainda nao porque meu passaporte ainda eh com nome de solteira. Quando eu pegar um novo passaporte, vou ser Gisele Freire Silva Scantlebury. Um absurdo de grande, mas fazer o que? O Governo Brasileiro nao deixa mais "tirar" nome, so acrescentar. :(