05 December 2005

Comoção

Um estudante da Universidade de Auckland está sendo refém no Iraque com outros três amigos. Ele foi para lá numa missão de paz, mas acabou sendo vítima do terrorismo. O grupo que está mantendo eles reféns exige a liberação do iraquianos presos nos Estados Unidos e Inglaterra. Se a exigência não for atendida, os pacifistas serão assassinados na quinta-feira (08).

O Governo da NZ não tem obrigação legal com o estudante porque ele tem apenas visto de residente. Ou seja, não é cidadão. Apesar do residente ter os mesmos direitos dos cidadãos dentro do país, em momentos como esse o governo só interfere pelos seus cidadãos. Apesar disso, a primeira ministra Helen Clark disse hoje num programa de TV que todo esforço está sendo realizado para trazer o estudante de volta são e salvo, mas ela lembrou que ele tem cidadania canadense e não neozelandesa. Helen Clark também disse está mantendo contato com o governo canadense para tentar resolver o problema. Os pais do estudante, que também moram aqui em Auckland, têm cidadania indiana.

Hoje tem um ato na Aotea Square, no centro de Auckland, para pedir pela libertação do estudante. As pessoas vão se reunir a partir das 6h da noite. Os organizadores estão pedindo para que as pessoas levem velas e esqueçam suas diferenças de língua ou religião.

No comments: