01 November 2005

De tudo acontece...

Eu não digo que acontece de um tudo nessa Nova Zelândia?!? Eu recebo todos os dias de manhã e à tarde um boletim com as últimas notícias e os destaques do The New Zealand Herald. Recebi um agora a pouco com a seguinte manchete: "Pessoas tiram fotos do policial em apuros". Claro que fiquei curiosíssima e fui ler a matéria.

Pois bem, em Rotorua, um policial parou um rapaz que estava andando de bicicleta sem capacete (aqui é obrigatório o uso de capacete para andar de bike). O ciclista tentou fugir e começou a ameaçar o policial quando foi parado pela segunda vez - depois de ter dito alguns desaforos ao oficial. Os dois começaram a lutar e várias pessoas foram testemunhas do evento. A matéria diz: "mas, ao invés de ajudar o policial, as pessoas começaram a tirar fotografias".

Segundo o oficial, uma mulher chegou a uma distância de um metro deles para tirar uma foto com melhor ângulo. Ele disse: "Eu acho um absurdo pelo fato de que eles estavam vendo uma luta acontecendo. Se as pessoas vêm um policial em apuros, elas deveriam fazer alguma coisa para tentar ajudar. Melhor do que tirar fotos de um oficial cumprindo seu dever".

O policial acredita que as pessoas vão passar as fotos (via telefone ou email) e rir bastante da confusão - ou seria, da cara dele? No final, o rapaz (18 anos) foi preso e irá se apresentar na quinta-feira à Corte do Distrito de Rotorua. Ele foi enquadrado por comportamento agressivo, linguagem ofensiva e resistência à prisão.

Agora, me digam, não acontece de um tudo por aqui? Sei que policiais serem agredidos não só característica aqui da Nova Zelândia. Mas o fato ter virado destaque do principal jornal é, no mínimo, inusitado. Deve aparecer alguma coisa também nos telejornais.

País sem muitas dificuldades tem dessas vantagens. Problemas pequenos, de comunidade, acabam sendo de conhecimento geral da nação. Tudo é notícia!

No comments: