22 September 2005

A semana

Esta semana está sendo um pouco atípica nos noticiários. O pós-eleição ainda é o principal assunto, com todas as amarras políticas que estão sendo feitas pela Helen Clark (reeleita primeira ministra) e o Don Brash (candidato do National). Isso porque Helen não tem ainda maioria dos assentos no parlamento. Ela venceu a eleição com 50 assentos e o Don ficou em segundo com 49. Como disse antes, uma eleição bastante apertada. Com isso, eles tentam finalizar alianças e trazer para seu lado aqueles partidos ainda indecisos sobre se é melhor ser governo ou oposição.

Um dos programas onde o resultado das eleições foi analisado, ficou provado que o Labour (partido da primeira ministra) venceu nas grandes cidades e o National teve mais votos nas outras regiões. Entre as razões que explicaria isso estaria a dura política do National em relação às regras de imigração. Como nas grandes cidades é grande a concentração de imigrantes, eles teriam ficado um pouco apreensivos com um possível endurecimento das normas e, com isso, teriam optado por deixar as coisas como estão. Outro dado interessante é que a maioria do eleitorado feminino votou na Helen, enquanto os homens optaram pelo National.

Mas, mudando completamente de assunto, o que me chama a atenção é o número de crimes que tem sido divulgado ultimamente. Não sei o que está acontecendo, mas tenho duas hipóteses: 1) ou não se divulgava antes; 2) a criminalidade realmente aumentou. Há algum tempo ouvi alguém dizer que Auckland não é mais segura como costuma ser. Lógico que a situação deve mesmo ter mudado com o crescimento populacional. Também não acredito que as pessoas esperem ainda poder deixar as portas das casas abertas como se fazia antigamente. Mas, o fato é que muita gente tem reclamado. Eu posso falar de cadeira, afinal, tive meu carrinho arrombado recentemente. Refeita do susto, agora estou mais cuidadosa do que nunca!

Ainda está bem longe da realidade brasileira a criminalidade que se encontra aqui, mas o que me intriga é a violência dos crimes. As pessoas são assinadas com "requintes de crueldade", como gostam de ser referir a esse tipo de crime os programas policiais de rádio. Mesmo que seja um assalto seguido de morte, as pessoas são brutalmente espancadas e, no caso das mulheres, violentadas. Como Auckland é uma cidade cheia de parques, em geral, os corpos são jogados nessas áreas e encontrados um ou dois dias depois por alguém que está fazendo exercício ou passeando com o cachorro.

Também há violência gratuita. Recentemente, um garoto de 16 anos (que foi preso) jogou uma pedra de 8kg do alto de uma ponte que fica sobre uma das motorways. A pedra caiu no parábrisa de um carro matando o motorista de 21 anos na hora. Outras três pessoas estavam dentro do carro na hora do acidente, incluindo a namorada do motorista, mas essas tiveram apenas ferimentos leves (sem contar no trauma causado). Só para lembrá-los, a motorway é uma via de acesso rápido, onde a velocidade média é de 100km/hora. Não é de se estranhar, portanto, que o motorista tivesse morte instantânea. Não podemos dizer que o garoto teve intenção de matar alguém, mas, sinceremente, ninguém é doido de pensar que jogando uma pedra de 8kg de uma ponte não teria qualquer tipo de consequência.

A polícia aqui, embora bastante preocupada em multar os motoristas que excedem o limite de velocidade, consegue prender os culpados. Muitos deles no dia seguinte. Ainda somos uma cidade pequena e a população realmente contribuiu com denúncias, o que facilita a ação policial. Talvez seja preciso investir mais em ações preventivas, mas, pelo menos, poucos casos ficam impunes. Só acho que algumas punições são um pouco brandas. O máximo que se pega de cadeia são 7 anos em casos de pedofilia, por exemplo. Mas, mesmo que muitos resultem apenas em multas quase simbólicas ou, ainda, em algumas horas de serviços à comunidade, o fato da pessoa ser levada à corte para julgamento deve fazer alguma diferença.

2 comments:

Anonymous said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you! Mia-Bellas.com is a great site you should check us out.

I have a Scent-Sations site/blog. It pretty much covers Scent-Sations related stuff. This is a great home business.

Gisele Scantlebury said...

Hi, Mia. Thanks for your comment. I had a look in your blog and seems really good too. Congrats! Can you read in Portuguese or are you using a translation programm or website? Kind regards, Gisele