16 September 2005

Homem-Bomba!

Ontem os telejornais da NZ se se dividiram entre as últimas notícias sobre a eleição, que acontece nesse sábado, e a operação policial em Tauranga (cidade com 100 mil habitantes e distante 150km de Auckland) para desarmar um homem-bomba que ameaçava se detonar se não conseguisse falar com a primeira-ministra Helen Clark. A polícia conseguiu prendê-lo pouco depois da meia-noite e com ele foi encontrada uma imitação de explosivo.

Segundo informações do The New Zealand Herald, o homem-bomba vai se apresentar hoje de manhã na Justiça do Distrito de Tauranga. Ele foi identificado com esloveno, 57 anos. O motivo que o levou ao tal ato foi uma batalha de meses com o Serviço de Imigração da NZ. A primeira ministra, ainda de acordo com o jornal, disse que foi informada do incidente, mas não foi informada oficialmente de que o homem queria falar com ela. A gerente do backpacker onde ele estava hospedado se disse surpresa porque, apesar de saber que ele estava enfrentando problemas com a imigração, o esloveno era uma pessoa gentil e calma.

**************************************************
Amanhã é o grande dia para os eleitores neozelandeses. Ontem, assistimos um pedaço do último debate. Mas, não fomos muito além porque estava chato e porque os candidatos não tinham nada de novo para dizer. Amanhã vou com Paul no local de votação. Curiosa eu, magina! Entrei agora no site para ver o horário. Aqui começa às 9h da manhã e vai até 7h da noite. A expectativa é de que o resultado seja revelado até umas 9h da noite do sábado. Uma coisa interessante: a pessoa que não pode votar amanhã (seja porque está viajando, tem algum compromisso inadiável como casamento ou enterro, seja por razões religiosas ou qualquer outro motivo), teve a opção de antecipar o voto desde 31 de Agosto. Foram colocados à disposição vários lugares com diferentes opções de horário. A impressão que me deu é que a eleição aqui, onde não se é obrigado a votar, é melhor planejada.

No comments: