04 August 2008

A missão da semana!

Paul de vez em quando me presenteia com umas missões especiais. Tudo bem, devo ficar feliz por não serem missões impossíveis, mas, honestamente, haja tempo para conciliar tudo que tenho para fazer e mais essas coisas extras que ele me arruma. A dessa semana é: tirar minha carteira de motorista aqui no Japão (algo parecido com esse modelo da foto, que encontrei na internet).

Ele investigou tudo, anotou os endereços dos locais onde devo ir, preços e tudo mais. A romaria começou hoje. Fui na Japan Automobile Federation para traduzir nossas carteiras de habilitação da Nova Zelândia. A primeira etapa do processo me custou 6,000 ienes (algo como 95 reais), a serem reembolsados, lógico!

Por quê escolhi a da Nova Zelândia? Dois motivos:

1) Não preciso fazer o teste prático (e hoje a moça da JAF me informou que também não preciso fazer o teórico, apenas o exame de vista - beleza!);
2) Minha carteira de habilitação do Brasil está vencida, ou seja, eu teria que começar o processo aqui do zero e aí já seria pedir demais!

O fato é que eu sou, na verdade, uma cobaia. Paul quer tirar a carteira de motorista aqui porque a dele da NZ vence no ano que vem. Assim, quando nos mudarmos para outro país, ele terá uma habilitação válida. Além disso, poderemos alugar um carro para passear nos finais de semana. Para facilitar a vida dele, eu passo por todo o processo primeiro.

Eu reclamo porque estou sem tempo agora, mas eu me divirto com essas aventuras. Sem contar que ganho mais uma experiência em solo japonês e rende assunto para o meu blog (risos!). =)

No comments: