24 March 2007

Fui no oculista

Várias pessoas já tinham me dito que aqui no Japão você não precisa ir no oculista para comprar novos óculos porque na própria ótica eles fazem o teste para saber seu grau. Mas, eu também precisava comprar novas lentes de contato e, para elas, é preciso prescrição médica. Sem contar que eu tenho histórico de glaucoma* na família, então, é sempre bom checar minha pressão ocular. Por todas essas razões, fui hoje num oculista que a Kelly me indicou, em Roppongi, que fala inglês.

A consulta foi bem interessante. Eu estava preocupada com o fato de que não consigo ler em japonês e, portanto, não teria como ler as letrinhas - mesmo as maiores! Mas, para minha supresa, o teste é feito com arcos. Os arcos têm abertura para direita ou esquerda, para cima ou para baixo. Então, você só precisa dizer qual a abertura que você está vendo (ou não!). Também estava apreensiva com a questão de ter que dilatar a pupila porque fui para o consultório de bicicleta. Mas, aqui, como na Nova Zelândia, eles não aplicam essa tortura. No Brasil, ainda se faz isso?

Foi tudo bem rápido, indolor e não foi caro. A consulta custou 2.200 ienes (R$ 38) e sai de lá com seis novos pares de lentes de contato, que me custaram 5.900 ienes (R$102). As lentes são para duas semanas de uso, portanto, tenho o suficiente para três meses. Agora, só preciso comprar os novos óculos. A má notícia é que meu grau aumentou.... Pois é, estou ficando cega da Silva Sauro. Mas, pelo menos, o médico me disse que meus olhinhos estão bem saudáveis.

* Descrição do Wikipédia sobre glaucoma: é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

1 comment:

Anonymous said...

No Brasil eu nao sei como esta, mas aqui no Japao eles aplicam sim o tal do colirio simulador de embriaguez. Nao sei porque ele nao aplicou em voce. Vai ver ele achou que vc ja estava com o nivel de alcool elevado...hahaha... casanagem. Mas eu sei pq aplicaram em mim ano passado.