18 September 2006

Nas calçadas das principais ruas e avenidas de Tóquio é possível seguir a "estrada de tijolos amarelos". Eu não tinha idéia da utilidade dos tijolos, que na verdade são feitos de plástico, e cheguei até a pensar que era para separar o espaço entre ciclistas e pedestres. Ontem, finalmente, Paul me iluminou: é para auxiliar deficientes visuais. Durante o trajeto, o percurso é cheio de traços, mas antes de chegar nos cruzamentos, muda para bolinhas. Assim, eles sabem exatamente onde estão pisando. Uma iniciativa e tanto.. De tirar o chapéu.

3 comments:

Anonymous said...

Você reparou que nas estações de trem também tem a estrada de tijolos amarelos? Você tava achando que era para a Dorothy?

Karina Almeida said...

sim! isso eh muito legal ne? mas acho que eles pensam muito nos deficientes visuais e se esquecem de quem usa cadeira de rodas...

ja reparou a quantidade de escadas (nem sempre rolantes) que tem nessa cidade?

tem elevador tambem, mas nem tanto quanto a cidade merecia. eu acho.

ai, nao quero falar mal. eu A-D-O-R-O tokyo, viu?

bjinhos :-)

Gisele Scantlebury said...

Raquel, eu tinha escrito um post antes comentando que era possivel tambem ver a estradinha de tijolos amarelos nas estacoes de trem e metro. Mas, eu perdi o post e quando reescrevi acabei perdendo.

Karina, nao eh falando mal nao, mas realmente Tokyo esta pouco, ou quase nada, preparada para deficientes fisicos e pessoas com dificuldade de locomocao. Sempre que tem alguem em cadeira de rodas eh um martirio para eles organizarem o deslocamento da pessoa na estacao. Um problema serio esse!