29 September 2006

Eu sempre tive a idéia de que os japoneses eram bem certinhos e que não desobedeciam nenhuma regra ou lei. Bem, essa impressão se desfaz quando vejo eles ignorarem os avisos de proibido estacionar bicicletas em determinadas áreas perto da estação de trem. Eu tenho medo deles levarem minha bicicleta para o depósito, que, normalmente, fica longe. O Kuni (que trabalha comigo no jornal) disse que seria azar se eles escolhessem, justamente, a minha bicicleta para rebocar, mas melhor não arriscar, né? Até porque, de acordo com outra pessoa, eles não recolhem apenas uma bicicleta. Eles param um caminhão e só deixam o local depois que levaram todas as bicicletas que enchem a caçamba. Então.... Ah! Eu sei que eles desrespeitam a lei porque, do contrário, teriam que deixar as bicicletas bem longe da estação. Mas, não estou discutindo as razões compreensíveis, apenas o fato deles ignorarem a lei.

5 comments:

Karina Almeida said...

ele tem outra mania que me da arrepios! cuspir - pra nao dizer, escarrar -na rua. e toda hora. eca!

mas eu tambem fico surpresa com essas coisas. os japoneses sao extremamente educados numas coisas e mal-educados em outras...

vai ver eles acham que isso eh normal. ah, esqueci de outra mania feia deles: mastigar com a boca aberta.

mas ninguem eh perfeito ne? eles tem muuuuuuitas outras qualidades que me fazem continuar achando esse povo e esse pais maravilhosos :D

Anonymous said...

Se vc reparar e qdo vc souber ler mais, vera que muitas outras coisas tbm nao sao respeitadas. Para citar alguns exemplos, nas partes estreitas de algumas plataformas ha um aviso para nao ficar parado ali naquele local, "vc respeita"??? Nas escadas, um lado e para subir e outro e para descer. "Vc respeita"??? No trem mesmo, nos assentos preferenciais nao se pode usar o celular. "Vc desliga??" Ja vi ate idoso falando ao celular!! "Esse nao deve ter marca-passo, pensei"....rs bom, mas como disse a Karina, ninguem e perfeito ne.

stella said...

fia, e as eleições amanhã? quem mora fora do país legalmente tem direito a votar para presidente. vc vai votar? vai justificar? conta como é o processo aí no japão...

Anonymous said...

Pois, é, aqui onde eu moro tem vizinho que não respeita o horário de colocar o lixo pra fora. Dizem que não pode colocar à noite, que tem de ser de manhã. Mas quando eu chego do trabalho já tem um monte de lixo lá no "ponto de lixo".

Às vezes acho que nós estrangeiros respeitamos mais as regras aqui do que eles. Eu, por exemplo, morro de medo de ser chamada a atenção. Mesmo porque me preocupo em zelar pela reputação dos brasileiros. Já pensou se faço algo errado e ouço um "Só podia ser brasileira!"?

Gisele Scantlebury said...

Karina e Caruso, eu concordo com a Raquel. Acho de alguns de nos estrangeiros acaba respeitando mais algumas leis porque tem medo de ser repreendidos. Eu fico passada de vergonha, pelo menos! Eu nao desligo meu celular dentro do trem, mas deixo sempre no modo silencioso e evito ficar perto dos acentos "reservados". Quanto a placa de nao ficar parado em determinado local, essa eu nao sei porque nao sei ler japones. :) Raquel, tambem fico p. da vida com esse povo que bota o lixo para fora a noite. Junta barata e fica fedendo. Putz! Karina, eles escarram mesmo e ainda jogam ponta de cigarro no chao. Uma nojeira!

Stella, eu nao posso votar aqui porque, para isso, teria que ter transferido meu titulo - coisa que nao fiz nem na NZ. Prefiro justificar quando voltar no Brasil porque eu nunca sei por quanto tempo vou ficar em cada lugar, ai fica complicado ficar transferindo meu titulo o tempo todo. Prefiro assim. Quando voltamos ao Brasil, temos 30 dias para ir no TRE e justificar todas as eleicoes. Alias, a de prefeito eu justifiquei ainda na NZ com a ajuda da Embaixada. Beijos para tu e para os gatinhos.