11 September 2006

Eu estava no jornal na semana passada quando a Raquel me informou que o Steve Irwin, mais conhecido como o caçador de crocodilos, tinha morrido de forma inusitada enquanto mergulhava em Porto Douglas, na Austrália. Ele teria sido atacado por uma arraia enquanto filmava cenas para o programa da filha dele, que estréia ano que vem no Discovery Channel. Fiquei meio triste e chocada na hora. Steve tinha fama de louco porque desafiava mesmo o perigo para levar ao ar imagens dele "brincando" com animais nadinha selvagens, como cobras, tigres, tubarões e, claro, crocodilos sua maior paixão...

Os programas dele sempre me faziam rir e me ensinavam um pouco sobre a vida desses animais tão temidos e às vezes odiados. Ele disse em um dos programas que vi que queria mudar o conceito que as pessoas tinham em relação aos crocodilos. Queria que ao invés de odiá-los as pessoas passassem a vê-los de uma outra forma, até com amor - se possível fosse. Irwin chamava atenção para necessidade de preservação deles e também que fossem realizados os necessários estudos para entendê-los.

Eu diria que ele morreu fazendo o que mais gosta, mas não diria que ele "até que demorou para morrrer", como ouvi. Sempre achei que o risco dele era controlado e que a loucura dele era, acima de tudo, pelos animais.

Lembrei de publicar esse post agora porque vi a entrevista de um dos melhores amigos de Steve Irwin no programa do Larry King, na CNN. Me emocionei ao ver o depoimento dele sobre o acidente e achei que ainda era tempo de tocar no assunto. Fica aqui minha homenagem tardia, mas nem por isso menos significativa.

2 comments:

Anonymous said...

Oi Gisele

Adorei sua materia do S.Irwin, sabes q. estavamos la qndo ele faleceu e foi uma tristeza em todos em Sunshine Coast. O mais engracado Tate meu filho foi gerado la em Port Douglas no mesmo lugar onde ele foi fazer a filmagem - Stephen e eu passamos o dia inteiro nadando na ilha c. as tartarugas, raias, peixes e nos corais. Q. pena mesmo. bjs da Veronica xoxo

Gisele Scantlebury said...

Vero, quer dizer entao que meu sobrinho preferido tem um pe na Australia?? Esse menino eh mesmo especial. Ainda bem que voces tiveram mais sorte do que o Steve Irwin. Beijos e adorei voce deixar um recadinho aqui no meu blog.