09 August 2006

Tive um bom encontro com o pessoal da agência. Eles nos deram algumas opções de apt nas áreas que nós tínhamos previamente selecionado. Aqui no Japão quando se aluga um móvel paga-se: depósito (em geral, dois meses do valor do aluguel), o primeiro mês do aluguel, a taxa da agência (equivalente a um mês de aluguel) e uma taxa que eles chamam de key money (que varia de 1 a 5 meses do valor do aluguel). Esse key money você não recebe de volta. É como se você estivesse agradecendo ao dono do imóvel por lhe confiar a propriedade. Há imóveis sem essa taxa, mas o aluguel sai mais caro. A "vantagem" é que você não precisa arcar, logo de entrada, com o referente a seis meses de aluguel - ou mais. A agência também nos deu opção de distribuir o valor do key money nos 24 meses do contrato inicial, o que é uma ótima opção porque o aluguel fica um pouco mais caro, mas não ficamos descapitalizados. Sem contar que nem sempre os apts sem o key money são interessantes.

Engraçado que eles ficaram falando o tempo todo que eu era muito corajosa por então pouco tempo na cidade já estar para cima e para baixo nos trens e metrôs. Isso porque a agência fica a quase 1h daqui do nosso apt e eu precisei trocar de linha e também passar do metrô para o trem. Estava quase cochilando dentro do trem. Aliás, os japoneses dormem muuuuito dentro dos trens. Outro dia tenha uma senhora com três crianças pequenas. Os quatro dormiram durante todo o tempo em que eu estava no metrô. Quando não estão cochilando, estão lendo, brincando com vídeo-games portáteis ou joguinhos no celular, ou ouvindo música em MP3 players.

Ah! Descobri que minha ida ao supermercado não foi o sucesso que pensei. Isso porque ao invés de comprar óleo de cozinha, eu comprei sake (também para cozinhar). Os dois têm a mesma cor e quase a mesma consistência. Aí, corri agora no mercadinho local. Paguei mais de $10 por um vidro de óleo de oliva, mas melhor prevenir, gastar um pouco, do que remediar (de novo!).

Paul hoje tem a primeira aula de japonês no trabalho. Ele vai ter aula todas quartas das 5.30 da tarde às 7.30 da noite. Estou ansiosa para ele chegar e me contar como foi. Pena que é apenas para funcionários porque eu não vejo a hora de começar a estudar. O marido de uma amiga até me indicou um livro que, segundo ele, vai possibilitar que eu comece a ler um dos três tipos de escrita dos japoneses em apenas um meses. Os japoneses têm a escrita tradicional, o kanji (são os ideogramas, aquelas letras complicadas, cheias de traços); o hiragrana (um alfabeto silábico composto por 71 letras) e o katakana (que também é silábico e composto de 71 letras).

3 comments:

Anonymous said...

Concordo com a mulher da imobiliaria, tu eh corajosa... mas eu nao achava mesmo que GISA ia ficar em casa, esperando o tempo passar :)
Saudades minha linda!
Ontem fui no mercado (coisa que eh rara prah mim, you well know it) passei por um alley soh de comidas japonesa ou chinesa... lembrei de tu

BEIJOSSSSSSSSSSSSSS

Gisele Scantlebury said...

Peterson, adorei sua ligacao hoje, viu?? Fez meu dia... Sua voz substituiu (a altura) o sol, que hoje nao apareceu... Te adoro. Beijos enormes!!!

Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... Surgi wax gel wand hair remover reviews Amatuer webcams dodge auto company Small ass free Adware deluxe serial Top ten mattresses Queen of hansa nile cruise Mexico links to oxycontin gay blwjob vincent fitness weight loss fitness exercises http://www.airline-tickets-2.info/speedys-fitness-temecula.html