03 November 2005

Guy Fawkes

No próximo sábado, fogos de artíficio poderão ser vistos em vários lugares na Nova Zelândia. É a noite de Guy Fawkes. O evento relembra um famoso traidor inglês, Guy Fawkes, que, segundo alguns historiadores, foi preso quando planejava explodir o parlamento britânico. O ato era um protesto contra a iniciativa do rei (king James) de fortalecer a Igreja Católica e criar leis severas para quem seguisse outra religião. Alguns contam que ele não planejava explodir o parlamento, apenas matar o rei. Como se não fosse suficiente...

Bom, mas o fato é que a semana que antecede o Guy Fawkes é a única oportunidade que se tem na NZ de soltar fogos de artíficio. No restante do ano, eles são proibidos. Há uma forte corrente aqui que defende que eles sejam totalmente banidos - como acontece na Austrália. Isso porque os neozelandeses ficam, literalmente, loucos nesse período. São muitos os casos de incêndio provocados pelos fogos de artifício.

Ontem vi uma matéria no jornal de uma família que teve a casa incendiada por um grupo de adolescentes que jogaram um rojão dentro da casa enquanto eles dormiam. No final de semana, foram mais de 20 incêndios (de pequeno a grande porte) gerados pelos fogos.

Paul me contou que muitas pessoas também fazem a maldade de colocar explosivos nos ânus de gatos e cachorros. Ele também relatou casos de adolescentes soltando fogos em ruas e avenidas movimentadas, gerando acidentes graves.

Um representante do governo afirmou, segundo um dos canais de TV, que não existe hoje a intenção de proibir os fogos de vez. A esperança é que a NZ não pegue fogo, literalmente, no sábado. A previsão do tempo para Auckland é de chuva, o que ajuda a apagar pequenos incêndios. Uma pena... Poderia apenas ser uma festa bonita para os olhos.

No comments: